sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Terra de oportunidades

Que vivemos um momento delicado e até certo ponto difícil em termos de economia e política, não podemos ser hipócritas em dizer que não. A crise econômica era prevista desde 2013 - não era prevista apenas pelo governo federal que precisava se manter no Poder -, mas os fatores políticos agravaram bastante o cenário. Não que falte dinheiro para movimentar a nossa economia e possibilitar superarmos este ciclo mais rapidamente. É que a instabilidade e o desequilíbrio nas instituições políticas causam uma retração e um impacto considerável na sociedade, causando por consequência uma retração por parte de alguns investidores.

O lado bom disso tudo é que há uma decantação de convicções e um afinamento no foco, desvendando cada vez mais o que é preciso para virar esta página. E outra coisa muito boa, que considero nestes momentos, é que na verdade não há crise para quem acorda cedo e faz o que sempre fez: trabalhar duro e correr atrás dos seus sonhos. Cachoeira do Sul dá mostras interessantes neste aspecto. Por exemplo, há poucos dias fomos assolados pelos efeitos climáticos violentos, com enchentes, temporais com ventos fortes e granizo. A solidariedade falou mais alto e o prejuízo poderá ser minimizado com o afinco das pessoas da cidade e do campo.

Os prejuízos não são pequenos, fazendo com que as esferas governamentais busquem com urgência auxílios financeiros emergenciais, além de fazer com que se discuta melhorar ainda quais os planos para atender futuramente catástrofes como esta. Problemas como moradias em locais inóspitos, ribeirinhos, das comunidades mais carentes, precisam ser atendidos em um médio e longo prazo, com a criação de novas zonas residenciais adaptadas aos tempos modernos. Precisamos de condomínios cada vez mais pensados em favorecer a implantação de infraestrutura com um ótimo custo-benefício. Afinal, o Rio Jacuí sempre será fonte direta de subsistência de inúmeras famílias e precisa se tornar mais e mais também o ponto de encontro da comunidade e dos visitantes.

Além de tudo, surge em nossa comunidade uma legião de jovens empreendedores e inovadores em seus setores. São investimentos que passam pelo agronegócio, tecnologia, alimentação, entretenimento, indústria, comércio, prestação de serviços, entre outros. Talvez esteja aí a maior oportunidade e a perspectiva de um futuro melhor para o desenvolvimento regional de Cachoeira do Sul. Se olhamos ao nosso redor, mesmo não sendo hipócritas de saber que temos muito a avançar em termos de desenvolvimento coordenado e planejado, vemos uma efervecência cultural e de novos projetos de negócios acontecendo. Uma nova era de oportunidades está começando, e se um dia era impossível pensar que teríamos como atravessar a rua e entrar no shopping center de Cachoeira ou comer um fast food anunciado pela mídia nacional, agora esta oportunidade está ao nosso alcance.

Cachoeira é sim, e será cada vez mais, uma terra de oportunidades. Sejam bem-vindos a esta nova era, cachoeirenses ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário