segunda-feira, 7 de março de 2016

Por mais qualidade de vida

Histórico e trajetória são coisas que gosto de valorizar em tudo o que estou envolvido. Por isso, no momento em que tenho a honra de assumir a liderança do nosso Comitê Regional da Qualidade de Cachoeira do Sul, braço operacional e de disseminação das ferramentas de gestão do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), faço questão de referir como tudo isso começou.

Em um seminário no dia 15 de outubro de 1992, após uma ampla articulação com segmentos representativos da sociedade rio-grandense, foi lançado o PGQP. O objetivo da iniciativa era divulgar a filosofia e os principais conceitos da qualidade na busca de promover as iniciativas voltadas ao aprimoramento dos produtos e serviços das empresas gaúchas e, consequentemente, da melhor qualidade de vida da população do estado.

Desde lá passou-se a ouvir de forma recorrente o termo “qualidade total”, uma referência a processos de melhoria da gestão das organizações ou de qualquer pessoa e movimentada pelo voluntariado. A estratégia de ação está embasada em uma estrutura modelo, capaz de possibilitar um funcionamento prático e objetivo, com transparência nas decisões e procedimentos, ancorada no trabalho voluntário.

Cachoeira do Sul foi pioneira, sendo o segundo município a constituir seu próprio Comitê Regional da Qualidade, isso em novembro de 1995, há 20 anos, portanto. Seu primeiro presidente, Ricardo Vieira da Cunha, liderança jovem, coordenou o trabalho inicial de mobilização de de captação das primeiras dezenas de adesões de empresas da cidade. Até o líder máximo da qualidade, o empresário Jorge Gerdau Johanppeter, esteve aqui. Foi sucedido por Sandro Barreto, Gilson Marques da Silva e Maria Luisa Bonini, e hoje temos um dos comitês mais respeitados no cenário gaúcho da Qualidade.

Importância que se comprova pelo grande número de empresas e organizações cachoeirenses reconhecidas ao longo do tempo no Prêmio Qualidade RS, instituído em 1996, sendo dois troféus Ouro, mais troféus Prata, Bronze e medalhas Bronze. O próprio Comitê já conquistou em dois momentos o troféu Comitê Destaque e, por quatro anos consecutivos, o reconhecimento como Comitê Destaque em Comunicação, ajudando a levar o nome de Cachoeira do Sul ao “Oscar da Gestão pela Qualidade” do Rio Grande do Sul.


Somos importantes? Sim, graças ao trabalho voluntário, apoio e dedicação de todos os que se envolveram a ajudam a manter o Comitê Regional da Qualidade. Graças também a todas as organizações que acreditaram e levaram a cultura da gestão pela excelência para dentro das suas sedes ou unidades. Premiadas ou não, o mais importante foi a quebra de paradigmas que isso proporcionou. A transformação que fez melhorar o desempenho, o ambiente, a rotina, os resultados e, acima de tudo, a qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas. Quem já experimentou sabe do que estamos falando e quem ainda não adotou estas práticas, sinta-se convidado. A qualidade está sempre de portas abertas a todos.

Artigo publicado no portal O Correio Online - 3 de março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário