segunda-feira, 28 de março de 2016

Qualidade é o que todos nós queremos

Muitas vezes as pessoas estranham um pouco quando ouvem pela primeira vez a sigla “PGQP”. A maioria já consegue associar com qualidade ou algo do gênero. E isso é verdade. A metodologia e os modelos do PGQP já ajudaram muita gente a evoluir  e vencer através da melhoria do seu ambiente de trabalho. Mas isso não deve ser considerado como uma forma intangível e nem como um caminho muito distante para as organizações muito pequenas, como são as mais de 90% das nossas empresas, por exemplo, que estão classificadas entre micro e pequenas empresas.

É importante que saibamos que qualidade está em tudo o que conseguimos incorporar em nossa rotina e que fazem com que as coisas fiquem melhores. Nós estamos começando um ano muito importante, por isso devemos nos exigir mais superação e também inovação em tudo o que costumamos fazer. Nas empresas e nos negócios isso é vital para que as dificuldades sejam superadas e novos horizontes se abram.  E falar de inovação não pode ser encarado como um “bicho de sete cabeças”, porque é justamente a inovação que está fazendo com que as soluções apareçam.

Em cada ambiente que estamos durante nossos dias, seja em casa, com a família, nos grupos de convivência, e, principalmente, no ambiente de trabalho (onde passamos a maior parte do dia), precisamos nos preocupar sempre com as melhorias que podem acontecer. Qualidade não é só o PGQP, embora o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade tenha ajudado milhares a alcançarem essa tão sonhada melhoria ou a evolução organizacional. Não é só quem tem PGQP é que tem qualidade, não podemos dizer isso, jamais.

Sabemos que muitas organizações estabelecem seu modelo de gestão e suas rotinas a partir de diversas metodologias administrativas e de gestão. Com lideranças muito qualificadas e que fazem suas equipes avançarem e serem altamente competitivas. Tudo isso em uma competitividade sustentável. Isso é o que realmente importa, o fato de que tenhamos sempre mais e mais organizações evoluídas e crescendo em nossa sociedade. É essa a filosofia do PGQP, que se tornou um dos maiores disseminadores de práticas de excelência em gestão, com ferramentas consagradas.

Cada um deve fazer a sua qualidade ou buscar apoio e conhecimento para que isso aconteça efetivamente. Sair da zona de conforto, do lugar comum, do ponto onde nos encontramos e nos tornarmos melhores necessita de visão de futuro e atitude constante nos propósitos definidos. Pode começar com um bom planejamento e com boas assessorias e parcerias. O PGQP é uma das melhores parcerias para que os pequenos e grandes negócios possam vislumbrar um futuro cada vez mais promissor.  Modelos e bons exemplos a seguir ajudam organizações de todos os portes a avançar, seja dando os primeiros passos, seja para ajustar alguns pontos específicos que são oportunidades de melhorias em organizações bastante evoluídas.

E é isso que buscamos constantemente e que vamos buscar com mais força a partir de agora. Todos nós merecemos melhorar, estar mais satisfeitos, ter mais qualidade de vida, viver em uma sociedade evoluída comportamentalmente e em relação a sua infraestrutura. Tudo começa na nossa cidade, que sempre tem pontos que podem melhorar e onde podemos traçar nossas estratégias coletivas. Mãos à obra e que possamos fazer deste ano um ano de muita melhoria para todos nós.

Artigo publicado originalmente no portal ocorreio.com.br - em 15 de março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário