quinta-feira, 28 de abril de 2016

Bandeiras que nos façam acreditar

De tudo o que acontece em nosso país no momento atual, penso em quais lições ou quais ações devemos adotar e que tenham visão de futuro. No sentido de fazer com que tudo o que está acontecendo nos sirva como balizador para promover melhorias necessárias no ambiente para as futuras gerações. Desde o ano passado, mais especificamente no final do ano em Cachoeira do Sul, o Ministério Público Federal (MPF) deu início a uma campanha de coleta de assinaturas em todo o Brasil em prol de habilitar 10 medidas contra a corrupção a projetos de iniciativa popular, que foram enfim entregues à Câmara Federal neste histórico dia 29 de abril de 2016.

Aqui em Cachoeira, o Sindilojas Vale do Jacuí, que congrega a área patronal do setor varejista do comércio de bens, serviços e turismo, formalizou apoio a esta iniciativa e colocou sua estrutura a serviço da divulgação e da coleta de assinaturas, assim como diversos outros voluntários pela cidade. Mesmo sem saber o número exato de assinaturas que coletamos entre nossos conterrâneos, é certo que cada um contribuiu para que fosse alcançado o número mínimo de assinaturas para habilitar os projetos, ou seja, 1,5 milhão de assinaturas. Ao todo, a coleta ultrapassou a dois milhões em todo o país.

Em suma, as 10 medidas contra a corrupção estão divididas em três frentes distintas: a primeira pretende criar mecanismos de prevenção à prática da corrupção no setor público, com medidas que dificultam a prática e também o ingresso de pessoas com tendência a práticas corruptas no serviço público em geral. A segunda frente busca agravar e aumentar as punições aos agentes que participam de corrupção e todo desvio de recursos públicos em todas as esferas. Até transformando em crime hediondo o desvio ou roubo de grandes valores. Por fim, o MPF preocupou-se também em aprimorar os mecanismos e recursos do Poder Judiciário para facilitar a recuperação de dinheiro produzido por corrupção.

Precisamos sim, fugir do foco da crise política que procura polarizar interesses políticos e partidários, generalizando assim as opções como se todos os cidadãos estivessem simplesmente ou de um lado, ou de outro. É claro que o posicionamento e a opinião de cada um é um conjunto bem mais complexo de fatores individuais ou de grupos específicos. Mas não se trata disso, absolutamente, pois penso que a questão mais importante no momento é de que precisamos evitar que um mesmo partido permaneça no Poder por muitos anos, quase perpetuando-se. Preferencialmente, penso que nossos governantes não devem permanecer mais do que oito anos no Poder, independentemente do grau de satisfação que possam promover, devido ao aspecto permissivo do nosso sistema de governo. Mas isso é uma outra história.

Fato é que, diante do cenário atual estabelecido, precisamos ter bandeiras que nos façam acreditar que nada disso é em vão. Precisamos ter bandeiras em que todos acreditem, independente das crenças religiosas, ideologias político-partidárias, preferencias diversas, gostos musicais, ou o que for. Precisamos ter consciência de que há coisas que são bem maiores do que todos nós. E neste sentido, acredito que defender estes projetos intitulados pelo MPF como as 10 medidas contra a corrupção, merece ser considerado como uma bandeira nacional que vale ser defendida. Merece uma avaliação cuidadosa e carinhosa de cada um de nós. Se você não conhece as 10 medidas, procure se informar melhor, saiba mais, pesquise na internet ou fale sobre isso com seus círculos de convivência. Nossos filhos e netos e as futuras gerações com certeza nos serão muito gratos.

Artigo publicado originalmente no site ocorreio.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário