quinta-feira, 28 de abril de 2016

A revolução digital

Uma verdadeira revolução social teve início em 1995, quando o mundo começou a conhecer a web e a utilizar ferramentas poderosas como o e-mail, os grupos de discussão, fóruns, groupware, entre outros. Estamos vivendo uma revolução digital, baseada no mundo virtual, o mesmo que nos apresentou, em 2000, o comércio eletrônico, as mensagens instantâneas, as web conferências e os sites de busca.

Em 2005, tiveram início plataformas e recursos digitais ainda mais interessantes. Pegamos como exemplo os blogs, as redes sociais, as tagging e os perfis pessoais. Tudo isso faz parte de uma revolução. Agora, porém, as redes sociais ganharam muita força e estão no centro deste universo. São elas que potencializam os relacionamentos e são elas que possibilitam descobrir sinergias de atitude e de consumo. Vivemos uma plena convergência entre o mundo offline e o mundo online, onde a cada ano surgem novas tecnologias e chegam às nossas mãos novos aplicativos.

Nada disso é tendência, chegamos ao mundo digital. Pode ser que ainda não tenhamos aprendido a utilizar plenamente o seu potencial para a nossa vida real ou cotidiana. Sabemos que a grande maioria das pessoas que navegam pela internet buscam principalmente comunicação, informação e diversão. Mais recentemente, ganha muito espaço neste campo de informação a educação online, ou seja, um dos públicos que mais cresce na internet é o das pessoas que buscam qualificação profissional, cursos dos mais diversos temas e finalidades e capacitação pessoal. Seja com qual objetivo, o objeto do desejo de todos, sem dúvida, sempre será encontrar o conteúdo relevante e ter a certeza de que as informações podem ser confiáveis.

Esta poderosa conversão global que começou a pouco mais de 20 anos, através da internet, permitiu com que cada vez mais e mais pessoas descobrissem ou inventassem novas maneiras de compartilhar rapidamente os melhores conteúdos. Veja isso: em 2010, somente no Brasil já havia mais de 60 milhões de usuários de internet. Em 2013, mais de metade da população brasileira já estava na grande rede. Agora, segundo dados apresentados em maio do ano passado, quando a internet completou 20 anos no país, a população digital chegou a 84 milhões de visitantes únicos e isso não pode ser subestimado, pela força com que impacta os mais diversos segmentos sociais e econômicos.

Nos dias de hoje, esta população reflete indicadores consideráveis, representando 70% dos consumidores que compraram pela internet, o e-commerce brasileiro faturou R$ 41,3 bilhões no ano passado e o acesso à internet via celular triplicou no Brasil nos últimos três anos. É inegável que estamos convergindo gradualmente para o ambiente digital e essa nova cultura precisa ser assimilada, pois está mudando radicalmente as relações pessoais e de negócios e tende a desburocratizar o sistema vigente em todos os campos.

Artigo publicado originalmente em 13 de abril de 2016 no site ocorreio.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário